A biblioteca da Faculdade de Educação de Santa Catarina – FAESC, localizada no centro de Florianópolis/SC, conta com um acervo de mais de 20.000 exemplares físicos e virtuais, que podem ser consultados pelo Sistema Pergamum, permitindo a localização dos documentos físicos em cada unidade, além de diversos recursos online disponíveis à comunidade interna e externa.

A biblioteca é equipada com livros modernos das mais diversas áreas de conhecimento, além de artigos, revistas científicas e periódicos, periódicos científicos nacionais e internacionais.

A equipe da biblioteca está capacitada e preparada para orientar os usuários em suas pesquisas, possibilitando um ambiente favorável ao desenvolvimento de trabalhos acadêmicos individuais ou em grupos, levando sempre em consideração a missão da biblioteca, assegurando e facilitando o acesso à informação, visando promover, estimular e capacitar o indivíduo como ser global e agente de mudanças.

A Biblioteca disponibiliza importante e tradicional acervo. Ela utiliza o sistema informatizado de gerenciamento de Bibliotecas, que contempla as principais funções de utilização e controle do acervo, possibilitando a consulta, o empréstimo e as reservas via Web.

O acervo encontra-se organizado em estantes próprias, além da biblioteca virtual, com livre acesso. Está instalado em local com iluminação natural e artificial, adequadas, e as condições para armazenagem, preservação e disponibilização atendem aos padrões exigidos.

A infraestrutura para bibliotecas atende às necessidades institucionais, fornece condições para atendimento educacional especializado e disponibiliza recursos inovadores, cumprindo com sua missão e objetivos, conforme descritos a seguir:

  • Missão da Biblioteca: Promover o acesso e a transferência da informação de maneira atualizada, ágil e qualificada, visando contribuir com a melhoria do ensino, pesquisa e extensão, de modo a atender às necessidades de informação científica do corpo discente (graduação, pós-graduação e educação continuada), docente, colaboradores e ao público em geral.
  • Objetivo da Biblioteca: Apoiar as atividades de ensino e pesquisa, oferecendo serviços e acesso às informações em várias áreas do conhecimento, pautada em princípios éticos, na satisfação dos usuários e na qualidade dos serviços prestados.

A Biblioteca utiliza a Base de Dados Pergamum, software especialmente desenvolvido para administração de coleções, serviços de bibliotecas e centros de informações. O sistema Pergamum funcionará em ambiente web, proporcionando ao aluno o acesso remoto aos serviços e catálogos. Integrará, em tempo real, os catálogos às rotinas administrativas e de controle, permitindo aos usuários efetuar buscas, reservas e renovações on-line em 24h. Está disponibilizada a pesquisa aos catálogos dos acervos da Biblioteca da FAESC. A pesquisa pode ser por autor, título, assunto, local de publicação, editora, data de publicação, ISBN e ISSN.

Reserva online

Reservas de materiais poderão ser realizadas através do portal ou diretamente no setor de atendimento da biblioteca. Serão reservados somente materiais em situação de emprestados, que ficarão à disposição do solicitante pelo prazo de 24 horas, contadas a partir da comunicação feita ao usuário.

Avisos de devolução de documentos e disponibilidade de reservas. Diariamente serão enviados lembretes aos usuários por e-mail, sobre os prazos de devolução dos materiais emprestados e disponibilidade do material reservado para empréstimo.

Consulta ao acervo

Mediante consulta online ao acervo da biblioteca será possível identificar, localizar, reservar e verificar a disponibilidade dos materiais de interesse. Anotar o número de chamada enquanto realizarem as buscas aos materiais, a fim de agilizar o processo de atendimento.

O acervo estará integrado, também, por novos vídeos educacionais, culturais e científicos, abrangendo todas as áreas e, em especial, aos cursos ministrados.

A Biblioteca utiliza Sistema Pergamun especialmente desenvolvido para administração de coleções, serviços de bibliotecas e centros de informações.